História da fundação do Clube de Regatas do Flamengo no Rio de Janeiro

Flamengo, fundado na cidade do Rio de Janeiro em 1895 num momento de grandes mudanças sociais e políticas. Era ainda o nascer de uma  república, proclamada em 15 de novembro de 1889.

Uma cidade grande que confunde com o país do Brasil, o centro urbano de grande referência para o país , onde havia pessoas das mais diferentes classes sociais.

O Flamengo é um dos clubes mais antigos do futebol brasileiro.
O Flamengo é um dos clubes mais antigos do futebol brasileiro. (Foto: Divulgação)

Era um Rio de Janeiro de belezas naturais inconsistente, como as praias do Flamengo e de Botafogo, no qual lugares como Copacabana, Leblon e Ipanema ainda eram regiões distantes e inacessíveis.Por conta disso, alguns amigos, residentes Flamengo Bairro – o mais antigo da cidade do Rio de Janeiro – decidiu criar um grupo de carreira em sua vizinhança. E não a presença de remadores existentes clubes, especialmente os meninos Botafogo, conquistando os corações das garotas locais é suportado.

No mês de  setembro de 1895, reuniram, José Agostinho Pereira da Cunha que convidou vários  amigos para conversar como de costume, em um  famoso restaurante Lamas, no Largo do Machado.

O objetivo desse encontro seria para criar um grupo e lá estavam Mario Spíndola, Augusto  da Silveira Lopes e Nestor de Barros.

O novo grupo tinha um desafio: como conseguir um ótimo barco? Juntaram uma boa quantia de dinheiro (400 mil

réis) e investiram em uma antiga embarcação de cinco remos, que estava há algum tempo parada num lugar da praia do Flamengo.

O próximo passo seria providenciar reforma completa da embarcação, que seria de segunda ou terceira mão essa reforma. então a levaram num outro veículo até a antiga praia de Maria Angu, atual praia de Ramos, para que um armador pudesse recuperá-la, ao preço de 250 mil réis.

Flamengo Clube Regatas,Participaram da reunião os seguintes nomes: José Agostinho Pereira da Cunha, Napoleão Coelho de Oliveira, Mario Espínola, José Maria Leitão da Cunha, José Augusto Chauréu, Carlos Sardinha, Desidério Guimarães, Maurício Rodrigues Pereira, George Leuzinger, Eduardo Sardinha, Augusto Lopes da Silveira e João de Almeida Lustosa, que elegeram Domingos Marques de Azevedo como Presidente, Nestor de Barros como Secretário e Felisberto Cardoso Laport como Tesoureiro Francisco Lucci Colás como Vice-Presidente.E foram decididos também que a data oficial da fundação seria em 15 de novembro, devido ao feriado da Proclamação da República.

Confira mais informações sobre o Flamengo

As seguintes cores foram escolhidas: o ouro e o azul, em listras horizontais. Posteriormente, no ano de 1896, as cores tiveram que mudaram devido o problema de achar os tecidos, que erá importado da Inglaterra, além de uma viagem salinidade e o sol desbotarem as cores. Assim, o uniforme do Clube Regatas Flamengo passou a ser uma camiseta em listras horizontais em vermelho e preto, com o escudo no lado esquerdo, além de um cinto branco e bermudas pretas .

A sede do Flamengo passou a estar no endereço de Nestor de Barros, que futuramente passou a ser conhecida como República do Amor e da Paz  , onde os barcos seriam guardados.

O interessante é que o primeiro presidente do Flamengo, Domingos Marques de Azevedo, um fato curioso ele não fazia parte do grupo de rapazes que idealizaram o clube. Ele era um Guarda-Marinha que por acaso ali passava pelo local e, que estava observando a movimentação, foi ver do que se tratava e acabou adotando a idéia.